Bom-Bom & Mau-Mau foi lançado nos Estados Unidos em 1968, como mais uma produção bem sucedida da dupla de diretores Depatie-Freleng e dos estúdios Merisch. O desenho, que primava pelo bom humor, tinha todos os elementos necessários para atrair a criançada, um ritmo muito ágil, histórias engraçadíssimas e o melhor de tudo: personagens marcantes. Um a personificação de tudo que é apropriado, o outro, o símbolo daquilo que é perverso.
A dupla de opostos que dá nome ao desenho vivia em guerra, em episódios de aproximadamente 7 minutos de duração, porque Bom-Bom estava sempre às voltas com as artimanhas perversas de Mau-Mau. Bom-Bom era um rapaz bondoso, educado e visualmente também não deixava a desejar, tinha todas as características dos galãs de desenhos animados, queixo grande, olhos azuis, cabelos louros e encaracolados e tipo atlético. Já Mau-Mau era a sua antítese, clássico soberano dos vilões de desenhos animados, além de rude e ambicioso, ele exibia um estereótipo muito comum dos sujeitos malvados, sempre com um sorrisinho sinistro e um olhar maquiavélico, narigudo, além de uma estatura nada favorável e um bigodinho preto de cafajeste. As diferenças entre ambos ajudavam as crianças a assimilar comportamentos, já que essas dessemelhanças eram exatamente o motivo para os dois personagens viverem em guerra, pois Mau-Mau guardava outro adjetivo nada agradável em si, ele era invejoso, e por isso mesmo sempre tentava frustrar e embaraçar a vida do pobre Bom-Bom.
Em cada episódio Bom-bom estava quieto em seu canto, enquanto Mau-Mau arquitetava maneiras de transformar o bem estar do mocinho numa confusão, tudo pelo prazer de vê-lo mal. Então entrava em cena a boa conduta do herói que tentava resolver suas brigas de maneira educada, apelando para a moral e os bons costumes, mas no final não tinha jeito a solução era sair pro sopapo. Os planos do vilão acabavam sempre tendo o alvo contrário, pois quem se dava mal-mal era o Mau-Mau. O episódio da corrida de locomotivas é impagável!
Fonte: infantv
Nenhum comentário:
Postar um comentário