sábado, 11 de setembro de 2010

Os três patetas

Os Três Patetas se iniciaram em 1922, em uma apresentação de vaudeville chamada "Ted Healy and his Stooges". No ato, o comediante Healy tentaria cantar ou contar piadas ao lado de seus assistentes atrapalhados. Os Irmãos Moe e Shemp se juntaram mais tarde naquele mesmo ano ao violinista e comediante Larry Fine. Muitos fãs se esquecem de que Shemp Howard, foi o terceiro Pateta original, antes de seu irmão mais novo Curly Howard, que assumiu o papel.
Em 1930, “Ted Healy and His Stooges”, aparecem em seu primeiro filme de Hollywood: “Soup to Nuts” lançado pela Fox Studios. O filme não foi um sucesso com os críticos, mas a performance dos Patetas agradou e muito a Fox, que ofereceu ao trio um contrato, mas sem Ted Healy. Os Howard e Fine deixaram Healy.
Chateado, Healy tentou impedir a nova atuação dos Stooges com uma ação judicial, alegando que eles estavam usando seu material protegido por direitos autorais. Em 1932, Healy conseguiu uma nova parceria com o seus ex-Stooges. Shemp por sua vez, estava farto de Healy e decidiu largar o grupo encontrando trabalho quase que imediatamente, atuando em filmes de comédias produzidos no Brooklyn, Nova York.
Com a saída de Shemp, Healy e os dois Patetas restantes (Moe e Larry) precisavam de um substituto. Moe sugeriu seu irmão mais novo, Jerry Howard. Healy deu uma olhada para Jerry, que tinha cabelos longos e um bigode, e achou que ele não era engraçado. Jerry saiu da sala e voltou alguns minutos depois com a cabeça raspada. Healy gostou dele e o chamou de "Curly" (existem vários relatos a respeito de como o personagem Curly foi criado).
Em 1933, a Metro Goldwyn Mayer (MGM) assinou com Healy e seus Stooges um contrato de cinema. Eles apareceram em vários filmes e curtas-metragens, quer em conjunto, individualmente, ou com várias combinações de atores. O trio foi apresentado em uma série de curtas de comédia musical. Em 1934, o contrato da equipe terminou com a MGM, e os Stooges se separaram novamente de Healy. Sua versão final com Healy, foi no filme da MGM,“Hollywood Party” de 1934.
Healy morreu sob circunstâncias misteriosas em 1937.

Os anos de ouro da Columbia: Moe, Larry e Curly
Em 1934, o trio (agora batizado de The Three Stooges), assinou com a Columbia Pictures por apenas algumas centenas de dólares por semana. Eles estrelaram 190 curtas-metragens nos anos 30, 40 e 50, tornando-se recordistas na categoria.
Na autobiografia do Moe, ele disse que cada um recebeu US $ 600 por semana em um contrato de um ano. Del Lord dirigiu mais de três dezenas de curtas dos Três Patetas. Jules White dirigiu dezenas de outras, e seu irmão Jack White dirigiu vários sob o pseudônimo "Preston Black".
De acordo com um relatório publicado por Moe, Larry, e o diretor Jules White “You Nazty Spy!” é considerado como o melhor filme da carreira dos Três Patetas. Este curta-metragem de 18 minutos, mostra Moe parecido com Adolf Hitler e satirizando os nazistas.
You Nazty Spy! foi o primeiro filme de Hollywood satirizando Hitler, lançado em janeiro de 1940, nove meses antes de Charlie Chaplin em O Grande Ditador. Consta que este filme levou os Stooges a serem colocados por Hitler na chamada "lista da morte" por causa de sua posição anti-nazista. Chaplin, também estaria na tal lista devido à sua postura anti-nazista nos filmes.
Curly era de longe o membro mais popular da equipe. Seu jeito infantil e o charme de comédia fizeram dele um sucesso com o público. O fato de Curly raspar a cabeça para atuar, o levou a se sentir pouco atraente para as mulheres. Curly começou a beber demais e sempre se apresentava bêbado quando os Stooges atuavam ao vivo. Seu peso aumentou na década de 1940, e sua pressão estava perigosamente alta. O seu estilo de vida selvagem e a bebida constante deixaram Curly muito debilitado.
Durante as filmagens de “Half-Wits Holiday” em 6 de maio de 1946, Curly sofreu um derrame cerebral e o filme foi terminado sem ele (ele está ausente nos últimos minutos do filme). Curly fez uma pequena aparição no terceiro filme depois do retorno de Shemp, “Hold That Lion!”. Foi o único filme que continha todos os quatro dos Patetas originais (os três irmãos Howard e Larry).

Fonte: wikipédia

3 comentários:

  1. Parabéns...sua idéia foi fantástica...acabei de viajar no tempo nesse momento...parabéns

    ResponderExcluir
  2. Curti demais os filmes dos três patetas em minha tardes em Natal. Que bom recordar essa figuras. Obrigado por me fazer lembra desses bons tempos.

    ResponderExcluir
  3. Estou seguindo esse blog. Faço o convite para você dar uma passada no Blog jeronimoviana.blogspot.com e ler um texto inicial sobre Jeca confusão. Fica na paz.

    ResponderExcluir